SINPOL-RN acompanha processos de pagamento de bolsas e reposição de salários cortados durante greve
Publicado em: 03/03/2016
O SINPOL-RN tem constantemente feito acompanhamento e cobrado dos órgãos responsáveis no Governo do Estado o pagamento de salários atrasados e bolsas de policiais novatos, bem como o processo de reposição de salários cortados durante a greve de 2013. Nesta quarta-feira (3), uma nova reunião foi realizada na Controladoria Geral do Estado.
A Diretoria se reuniu com o Controlador Geral, Alexandre Pinto Varella. Sobre o pagamento dos salários atrasados e bolsas dos policiais novatos, ele explicou que a demora se deu em virtude de uma mudança no sistema de controle. De acordo com Alexandre, foi preciso fazer um pré-empenho dos valores e eles só poderiam ser liberados com a conclusão do novo sistema.
Isso será feito até a próxima segunda-feira (7). Com isso, ainda de acordo com o que foi informado pelo Controlador Geral, o pagamento das bolsas deverá ser feito na próxima semana. Já os salários atrasados devem ser pagos no final deste mês de março, referente ao período entre dezembro e o mês vigente.
Sobre a reposição dos salários cortados durante a greve de setembro de 2013, a Diretoria do SINPOL-RN frisa que tal reposição fez parte de um acordo firmado entre o Sindicato e o Governo do Estado, já sendo homologado, para que o pagamento ocorresse entre janeiro e dezembro de 2016.
No entanto, o Governo do Estado informou que não foi notificado a tempo pela Justiça para que pudesse fazer as reposições a partir de janeiro. Atualmente, o processo se encontra na Degepol para que seja anexada a lista com nomes dos servidores e os dias que foram cortados para que sejam retirados do sistema, bem como a lista com os nomes daqueles que tiveram o corte efetivo de salário.
O acordo prevê que os salários sejam devolvidos e seja criada um banco de horas, coordenado pela Degepol e pela diretoria do ITEP, para que os policiais civis e servidores do ITEP possam repor as horas, seguindo acompanhamento do próprio SINPOL-RN dentro dos parâmetros legais para isso.
A Diretoria do SINPOL-RN ressalta ainda que está cobrando do Governo que o pagamento das reposições comece a ser feito agora no final de março, incluindo também os meses de janeiro e fevereiro, conforme está no acordo homologado.