Jurídico do SINPOL-RN apresenta balanço e comemora melhorias nos serviços prestados

07/02/2017 09h33 - Autor: Assessoria de Imprensa - Fonte:
O Jurídico do SINPOL-RN apresentou, neste início de fevereiro, um balanço dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos meses para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Durante reunião com a Diretoria do Sindicato, a equipe do Jurídico divulgou dados sobre processos, execuções, audiências e atendimento aos filiados e comemorou os números positivos.
 
Para se ter uma ideia, em todo o ano de 2016, foram feitos 660 atendimentos presenciais dos advogados aos filiados, bem como aproximadamente 4 mil atendimentos realizados pela secretaria e coordenação do Jurídico em Natal. Além disso, foram cerca de mil diligências realizadas nos processos judiciais ou administrativos.
 
Também durante o ano de 2016, o Jurídico do SINPOL-RN deu entrada em 302 ações iniciais, teve outras 166 de execuções, atuou em 43 defesas administrativas, três defesas em processos criminais, participou de 82 audiências judiciais e contabilizou 53 alvarás entregues aos filiados, sendo a maioria referente ao pagamento de indenizações ou outros benefícios que são direitos das categorias representadas, mas que demandaram cobrança na Justiça.
 
Sobre os atendimentos presenciais feitos no SINPOL-RN, a coordenadora do Jurídico, Vilma Marinho, ressalta que houve um grande avanço no tempo de resposta. “A secretaria do Jurídico, além do agendamento dos filiados e atendimento presencial, cuida de atender as solicitações dos advogados para suprir documentos exigidos em processos, por exemplo, e também cuida dos retornos aos filiados com informações sobre o andamento de processos e/ou questionamentos jurídicos”.
 
De acordo com Vilma Marinho, após o primeiro contato do filiado com o Jurídico, o tempo de retorno tem sido, em geral, de 24 horas e, no máximo, 72 horas. “À gerência do Jurídico cabe a coordenação do trabalho de toda a equipe jurídica de Natal e Mossoró, realizando a distribuição das demandas cíveis, penais e administrativas e controle do tempo de ajuizamentos das ações pelos advogados, do atendimento aos filiados e das demais demandas coletivas da entidade”, explica.
 
A distribuição dos processos entre os advogados, inclusive, é um dos pontos destacados pela coordenação do Jurídico, pois um equilíbrio de processo entre eles permite que ninguém seja sobrecarregado. “Tais medidas possibilitaram o controle e agilização dos trabalhos internos e, principalmente, melhoraram o tempo para ajuizamento das demandas dos filiados”, avalia Vilma Marinho.
 
O acompanhamento dos processos também foi otimizado após o SINPOL-RN implantar um programa usado em escritórios de advocacia, chamado Softurbano, no qual todos os processos são cadastrados e qualquer movimentação que ocorra na Justiça o Jurídico do Sindicato consegue monitorar rapidamente e então agilizar as demandas exigidas em tempo hábil. Até o início deste mês de fevereiro, o Softurbano usado no SINPOL-RN tinha um total de 2.175 processos judiciais cadastrados, dos quais 675 já se encontram arquivados. Os outros 1.500 são processos em aberto.
 
Renata Pimenta, diretora Jurídica do SINPOL-RN, ressalta que os números apresentados mostram que a equipe está no caminho certo. “Uma das propostas dessa Diretoria foi reforçar o trabalho do Jurídico, corrigindo falhas e implantando novidades para dar celeridade às fases que nos competem. O que está ao nosso alcance está sendo feito com empenho por toda a equipe, inclusive, os advogados e a própria Diretoria têm, frequentemente, feito gestão em várias varas cobrando também celeridade do judiciário no andamento dos processos”.
 
O Jurídico do SINPOL-RN é composto pela secretária Luciana Freire e pelos advogados Diego Cabral de Melo, Dino Iwata Monteiro, Judson Solano Vale Henrique Godeiro, Laplace Rosado Coelho Neto e Isaac Alcântara Alves (Mossoró), sob a coordenação da advogada Vilma Marinho. 
 
“É importante destacar também que, além dos números positivos referentes às demandas processuais e administrativas, o Jurídico do SINPOL-RN tem conquistado importantes vitórias na Justiça. Constantemente, temos atuado para assegurar aos filiados direito a receber abonos, aposentadorias e licenças-prêmio, por exemplo. Temos ainda o projeto Jurídico Itinerante, no qual viajamos para cidades do interior como Caicó, Currais Novos e Mossoró. E, obviamente, temos representado nossos filiados em ações coletivas seja em busca de melhorias e correções de injustiças, como no caso do enquadramento dos servidores do ITEP, ou na luta pela implantação e manutenção dos direitos das categorias que representamos”, completa Renata Pimenta.
 

Galeria de Fotos

PARCEIROS
PARCEIROS

Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN - SINPOL/RN

Natal: Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta - CEP 59025-003Telefone: (84) 3344-4990 | (84) 3344-4991 | (84) 3344-4992 | (84) 3222-7779

Mossoró: Rua Adauto Pinheiro, Nº 134 - Nova Betânia - CEP 59603-180Telefone: (84) 3316-5636

Horário de funcionamento: 08h às 12h | 14h às 18h