SINPOL-RN participa de reunião no Gabinete Civil

31/01/2019 11h10 - Autor: Assessoria de Imprensa - Fonte:
O SINPOL-RN esteve em mais uma rodada de negociações com o Governo do Estado. A Diretoria participou da reunião do Fórum de Servidores com o Gabinete Civil, Secretaria de Administração e Secretaria de Planejamento, nesta quarta-feira (30).
 
A intenção da reunião foi cobrar que o Governo apresente um calendário de pagamento para os meses deste ano até o próximo dia 5 de fevereiro, quando haverá nova reunião no Gabinete Civil, e uma previsibilidade do cronograma de quitação das folhas em atraso até o dia 28 de fevereiro. 
 
A pauta principal da reunião, de acordo com Nilton Arruda, presidente do Sindicato, foi as folhas em atraso. Os integrantes do Fórum pediram respostas ao Governo sobre o andamento das negociações para o Estado conseguir recursos extraordinários.
 
O Governo ressaltou que a lei aprovada para antecipação dos royalties de 2019 impede que o Estado faça negociação com os bancos privados, o que tem gerado entraves e as negociações com o Banco do Brasil não estão avançando.
 
Foi informado que, nesta quarta-feira, a governadora Fátima Bezerra teve reunião com os deputados para tratar dos royalties de 2020, 2021 e 2022. De acordo com os secretários, o encontro foi proveitoso e houve boa aceitação por parte dos parlamentares para os planos do Executivo. Com isso, o Governo pretende enviar a proposta de antecipação dos royalties dos próximos anos já nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, quando se inicia os trabalhos da Assembleia Legislativa.
 
O Governo também vai pedir à AL que o novo projeto permita que o Estado possa negociar com os bancos privados. O Executivo pretende usar os royalties como garantia para conseguir empréstimos de maneira mais célere, pois as outras negociações para recursos extras devem demorar mais para serem concretizadas.
 
Raimundo Alves, chefe do Gabinete Civil, explicou que a situação atual do Estado não permite que o RN faça investimentos com recursos próprios, mas a continuidade da parceria com o Banco Mundial dá a garantia para que isso possa ser feito pelo menos durante os próximos dois anos.
 
Sobre as negociações com o Governo Federal, o chefe do Gabinete Civil informou que elas não estão totalmente frustradas, pois ainda há possibilidade de a União ajudar ao Rio Grande do Norte, porém, no momento, as negociações não evoluíram. 
 
Alves ressaltou que, atualmente, o Governo do Estado não tem nenhuma proposta que venha a sacrificar ainda mais o servidor público, como por exemplo aumento da alíquota da previdência. Ao contrário disso, ele disse que a prioridade é o pagamento dos servidores e que o pagamento das dívidas com os fornecedores será estendida o máximo possível.  
 
Pagamento da Segurança
Durante a reunião desta quarta-feira, mais uma vez foi enfatizado que a Segurança Pública terá prioridade no pagamento dos salários.
 
O salário de fevereiro será creditado de maneira integral para ativos e aposentados no dia 16.
 

Galeria de Fotos

PARCEIROS
PARCEIROS

Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN - SINPOL/RN

Natal: Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta - CEP 59025-003Telefone: (84) 3344-4990 | (84) 3344-4991 | (84) 3344-4992 | (84) 3222-7779

Mossoró: Rua Adauto Pinheiro, Nº 134 - Nova Betânia - CEP 59603-180Telefone: (84) 3316-5636

Horário de funcionamento: 08h às 17h

E-mail: sinpolrnadm@gmail.com