SINPOL-RN participa do Congresso Nacional da Cobrapol em Brasília

28/01/2019 14h29 - Autor: Assessoria de Imprensa - Fonte:
A Diretoria do SINPOL-RN participou, no último final de semana, do Congresso Nacional Extraordinário da Cobrapol, em Brasília. Durante o evento, os representantes dos policiais civis de todo o Brasil decidiram que não vão aceitar que a categoria seja incluída na chamada reforma geral da Previdência sem que haja uma ampla discussão.
 
De acordo com Nilton Arruda, presidente do Sindicato, os integrantes da Cobrapol consideram que, assim como os militares, os policiais civis exercem uma atividade que os coloca constantemente em risco, afetando tanto a saúde quanto a integridade física. 
 
"A entidade vai pleitear junto ao Governo Federal que as condições de trabalho dos policiais civis sejam levadas em conta e que tenham um tratamento diferenciado nessa proposta da reforma da Previdência", comenta.
 
O Congresso Extraordinário da Cobrapol colocou ainda em debate, durante os dias 25, 26 e 27, o projeto do Ciclo Completo (CPP) e da unificação das polícias, cujas propostas estão sendo discutidas pelo Congresso Nacional, bem como a questão da aposentadoria especial para os policiais civis. Existe a previsão de julgamento dessa matéria para o mês de abril, no STF, e, por isso, a Cobrapol irá fazer uma ação jurídica para defender a manutenção desse direito. 
 
Outra pauta do encontro foi a proposta de Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil (LONPC). O plano nacional de implementação foi novamente discutido após a apresentação atualizada feita pelo presidente da FEIPOL-NORTE, Itamir Lima.
 
A Cobrapol pretende, já a partir de fevereiro, quando os novos legisladores federais tomarão posse, manter uma delegação permanente em Brasília para desenvolver e aprofundar os contatos junto aos parlamentares e ao Governo Federal.
 
Já nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, lideranças da Cobrapol foram recebidas pelo General Guilherme Theophilo, atual Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP). O presidente da Confederação, André Gutierrez, informou que a reunião foi muito proveitosa e será agendado um novo encontro para o mês de fevereiro com as lideranças da Polícia Civil de todo país com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a Lei Orgânica Nacional.
 
Além dos pontos acima elencados, o Congresso Nacional Extraordinário da Cobrapol colocou em pauta algumas alterações estatutárias da entidade, mas as discussões ficaram para o próximo encontro.
 
"O SINPOL-RN tem adotado uma postura de integração com as lideranças dos outros estados para juntos atuarmos na defesa dos policiais civis. Essas pautas nacionais são fundamentais para o futuro da nossa categoria e, por isso, precisamos também do engajamento da base para que possamos pressionar os parlamentares e gestores pela garantia dos direitos e conquista de avanços", finaliza Nilton Arruda.
 

 

Galeria de Fotos

PARCEIROS
PARCEIROS

Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN - SINPOL/RN

Natal: Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta - CEP 59025-003Telefone: (84) 3344-4990 | (84) 3344-4991 | (84) 3344-4992 | (84) 3222-7779

Mossoró: Rua Adauto Pinheiro, Nº 134 - Nova Betânia - CEP 59603-180Telefone: (84) 3316-5636

Horário de funcionamento: 08h às 17h

E-mail: sinpolrnadm@gmail.com