SINPOL-RN: 12 AÇÕES QUE MOSTRAM A NOVA POSTURA DA DIRETORIA

01/01/2019 15h26 - Autor: Assessoria de Imprensa - Fonte:
No mês de outubro passado, a atual Diretoria do SINPOL-RN completou um ano de gestão. Finalizado 2018, decidimos elencar 12 ações que mostram a nova postura adotada e os resultados positivos do trabalho realizado.
 
1 - SALÁRIOS ATRASADOS
A atual Diretoria assumiu o SINPOL-RN em meio a uma grave crise financeira do Estado, com os salários dos servidores estando em atraso desde o início de 2016. Mas, graças aos atos e mobilização de toda a categoria, os Policiais Civis e Servidores da Segurança passaram a ser priorizados na folha de pagamento do Estado, recebendo os salários antes de outros servidores.
 
2 - MOBILIZAÇÕES DO SINPOL-RN
Desde o ano de 2013 que o SINPOL-RN não fazia uma mobilização própria envolvendo apenas os Policiais Civis e Servidores da Sesed. Assim que a atual gestão assumiu, porém, encampou a luta pelo pagamento dos salários, pregando o poder de união das categorias, o que gerou uma grande mobilização que durou 22 dias, de dezembro 2017 a janeiro 2018. O movimento contou com participação maciça dos Policiais Civis ativos e aposentados e dos Servidores da Sesed, tendo repercussão internacional e servindo de exemplo para outros sindicatos e servidores. Agora em dezembro, finalizamos o ano mostrando mais uma vez a força das categorias que representamos, deflagrando pela segunda vez a Operação Zero.
 
3 - MOBILIZAÇÕES SEM PUNIÇÕES
Mesmo promovendo três atos durante o ano de 2018, sendo um em janeiro, outro em julho e um agora em dezembro, e mesmo com atuação do Estado contra o Sindicato, com ações judiciais, nenhum Policial Civil ou Servidor da Sesed sofreu qualquer tipo de punição ou teve faltas computadas em sua ficha funcional. O Jurídico do Sindicato, inclusive, derrubou determinação que tentou proibir qualquer tipo de mobilização, quando desencadeada a Operação Zero.
 
4 - PACOTE DE MALDADES DO GOVERNO
O SINPOL-RN convocou a categoria e realizou diversos atos na Assembleia Legislativa para garantir os direitos conquistados durante anos de luta, bem como combater o projeto do Governo do RN que pretendia retirar os ADTS e aumentar a alíquota da previdência de 11% para 14%. A atuação da Diretoria junto aos deputados conseguiu reverter a votação dos projetos.
 
5 - LUTAS NACIONAIS 
A atual Diretoria passou a atuar mais ativamente das mobilizações nacionais, estreitando diálogo com a COBRAPOL e com a FEIPOL. Os diretores estiveram por diversas vezes em Brasília e em outros estados na busca pela Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil e pela garantia da aposentadoria especial, paridade e integralidade.
 
6 - DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS DA POLÍCIA CIVIL
O SINPOL-RN adotou como postura promover os trabalhos realizados pelos Policiais Civis em todo o Estado. Através do Policiais Civis em Foco, o Sindicato passou a divulgar as ações e operações dos Agentes e Escrivães, inclusive, impulsionando os conteúdos nas redes sociais para ampliar a abrangência.
 
7 - REGULARIZAÇÃO DAS PROMOÇÕES
Há três anos que os Policiais Civis vêm sofrendo com atrasos nas promoções e progressões, sendo o processo mais antigo ainda do ano de 2015. A atual Diretoria conseguiu a implantação dessa promoção, bem como o recebimento de uma pequena parte do retroativo referente até janeiro de 2018. As demais promoções e progressões estão tramitando com menos lentidão.
 
8 - VISITAS CONSTANTES AO INTERIOR DO RN
Uma das grandes reclamações dos filiados durante a campanha eleitoral do SINPOL-RN era a ausência do Sindicato no interior. Por isso, a atual Diretoria se comprometeu em intensificar as visitas em vários municípios. O projeto Jurídico Itinerante chegou a marca de mais de 25 cidades atendidas, com reuniões e atendimentos nas delegacias.
 
9 - AÇÃO SOBRE O ACÚMULO DE DELEGACIAS
Neste ano de 2018, o SINPOL-RN atuou nas esferas jurídica, administrativa e política para garantir aos Agentes da Polícia Civil o pagamento por acúmulo de delegacias. O Jurídico conseguiu decisão judicial favorável, no entanto, a Degepol retardou o processo. Porém, após cobranças do SINPOL-RN, as portarias foram publicadas.
 
10 - ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO COM POLÍTICOS
A Diretoria do SINPOL-RN interagiu com diversos políticos na intenção de conscientizá-los das necessidades dos Policiais Civis e Servidores da Sesed. O Sindicato elaborou um documento constando as principais pautas e demandas das categorias. O Termo de Compromisso foi assinado por candidatos e por políticos eleitos no pleito deste ano.
 
11 - PROMOÇÃO DE SEMINÁRIOS E EVENTOS ESPORTIVOS
Neste ano, o SINPOL-RN criou o Ciclo de Palestras do Jurídico, realizando duas edições com conteúdo voltado para as demandas dos filiados, de forma que todas as dúvidas sejam esclarecidas da melhor forma possível. Na área do esporte, houve um investimento maior para a realização dos campeonatos de futebol, com mais interação dos Policiais Civis. 
 
12 - MAIOR DIÁLOGO COM A BASE
A Diretoria, desde o início da gestão, vem permitindo que a base participe da atividade sindical apresentando sugestões, idéias e críticas que fazem os trabalhos serem aprimorados. Inclusive, algumas das opiniões dos filiados estão sendo acatadas e colocadas em prática.
 
PARCEIROS
PARCEIROS

Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN - SINPOL/RN

Natal: Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta - CEP 59025-003Telefone: (84) 3344-4990 | (84) 3344-4991 | (84) 3344-4992 | (84) 3222-7779

Mossoró: Rua Adauto Pinheiro, Nº 134 - Nova Betânia - CEP 59603-180Telefone: (84) 3316-5636

Horário de funcionamento: 08h às 17h

E-mail: sinpolrnadm@gmail.com