SINPOL-RN é convidado para conhecer ações do Ronda Integrada

10/07/2018 15h44 - Autor: Assessoria de Imprensa - Fonte:
O SINPOL-RN participou de uma reunião, nesta terça-feira (10), com coordenadores da Ronda Integrada. O presidente do Sindicato, Nilton Arruda, foi convidado para conhecer o planejamento das ações do projeto e detalhes das operações.
 
Durante a reunião, foi informado ao SINPOL-RN que as ações são baseadas nos registros criminais e estatísticos, tendo como base dados do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp).
 
As operações são intensificadas, por exemplo, em áreas de "manchas vermelhas", que são aquelas com maior incidência de crimes. Além disso, o planejamento leva em consideração a migração da criminalidade de uma região para outra.
 
Os coordenadores do Ronda Integrada ressaltaram ainda que a operação não possui nenhum caráter político e, inclusive, tem sido referência para outros Estados que estudam implantar  o mesmo modelo.
 
De acordo com o que foi repassado ao SINPOL-RN, dentro de uma mesma área de atuação da Ronda Integrada são escaladas equipes distintas. Essas equipes precisam mostrar eficiência nas ações, com foco na redução dos índices de criminalidade, caso contrário as equipes são modificadas.
 
"Nós reconhecemos que o Ronda Integrada é um modelo bem articulado no que diz respeito ao policiamento de rua, no entanto, o SINPOL-RN entende que investir apenas no trabalho ostensivo não vai resolver o problema do Rio Grande do Norte. Uma política de Segurança Pública tem de ter base principalmente em uma atuação investigativa de qualidade por parte da Polícia Civil. A partir do trabalho de inteligência é que, inclusive, serão fornecidos dados para otimização da ostensividade", pondera Nilton Arruda.
 
Ele também ressalta que o entendimento e orientação do SINPOL-RN é de que os Policiais Civis não têm atribuições de polícia ostensiva e, por isso, têm que ir para rua para exercer sua função inerente. "A Polícia Civil é a Polícia Judiciária, ou seja, responsável por investigar e prender  criminosos. Para exercer suas funções com qualidade, porém, os policiais precisam de condições adequadas e de ferramentas de investigação".
 
Participaram da reunião o coordenador da Coine, Kleber Maciel, os Agentes da Polícia Civil Tarciano Cabral e Alan Kardec, o capitão PM Rodrigo Couceiro e o tenente-coronel Raimundo Florêncio, que coordenam a Ronda Integrada. 
 

Galeria de Fotos

PARCEIROS
PARCEIROS

Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN - SINPOL/RN

Natal: Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta - CEP 59025-003Telefone: (84) 3344-4990 | (84) 3344-4991 | (84) 3344-4992 | (84) 3222-7779

Mossoró: Rua Adauto Pinheiro, Nº 134 - Nova Betânia - CEP 59603-180Telefone: (84) 3316-5636

Horário de funcionamento: 08h às 17h