Policiais Civis em Foco: SINPOL-RN mostra trabalho realizado pela DHPP no caso de PMs de Santa Catarina

16/05/2018 12h45 - Autor: Assessoria de Imprensa - Fonte:
O SINPOL-RN produziu uma edição especial do Policiais Civis em Foco para mostrar o trabalho realizado por uma equipa da DHPP na elucidação da morte da policial militar Caroline Pletsch e tentativa de homicídio contra o marido dela, o também PM Marcos Paulo da Cruz. Os dois vieram de Santa Catarina passar férias em Natal e foram alvo de criminosos durante um assalto, no dia 26 de março de 2018.
 
As investigações foram concluídas em menos de dois meses com os autores identificados e detidos. Dois suspeitos de auxiliarem na fuga também foram identificados e estão foragidos.
 
Compete à Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP): apurar, com exclusividade, os crimes contra a vida e os demais crimes que visem ao resultado morte, desde que dolosos e consumados, ocorridos na circunscrição definida em decreto; e realizar os trabalhos de investigação preliminar em sua área de competência; entre outras atribuições.
 
"Com exceção dos exames mais básicos que são a necropsia e o exame de local de crime, mais de 80% dos inquéritos não têm perícias técnicas. Provas técnicas corroboram o trabalho investigativo policial ou direcionam uma linha investigativa", explica Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.
 
A DHPP funciona com a responsabilidade dos homicídios divididos em circunscrições, cada delegacia que compõe o todo da DHPP é responsável por um setor da cidade. A Delegacia Zona Norte 2 foi a responsável por apurar os crimes cometidos contra o casal de policiais militares Marcos Paulo e Caroline Pletsch. A policial não resistiu aos ferimentos. Esta unidade da DHPP é responsável hoje por quase 300 inquéritos e composta apenas por um escrivão, um delegado e três agentes.

VEJA VÍDEO:


O delegado Rysklyft Factore e Agente de Polícia Dioclécio Silva foram os responsáveis juntamente com sua equipe pelas investigações deste caso. 
 
"Hoje, a DHPP funciona com menos de 50% do efetivo necessário, mesmo assim a qualidade e dedicação dos profissionais fazem com que a unidade tenha uma resolução de homicídios acima da média nacional", frisa Nilton Arruda.
 
PARCEIROS
PARCEIROS

Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN - SINPOL/RN

Natal: Av. Rio Branco, 825 - Cidade Alta - CEP 59025-003Telefone: (84) 3344-4990 | (84) 3344-4991 | (84) 3344-4992 | (84) 3222-7779

Mossoró: Rua Adauto Pinheiro, Nº 134 - Nova Betânia - CEP 59603-180Telefone: (84) 3316-5636

Horário de funcionamento: 08h às 17h