História

O SINPOL/RN (Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte) foi fundado no dia 10 de maio de 1990. A Assembléia Geral Extraordinária foi convocada por uma comissão composta por três Policiais Civis. Eram eles: Antônio de Siqueira Cabral (Escrivão da Polícia Civil), Carlos Antônio Bezerra da Silva (Agente da Polícia Civil), e Plácido Medeiros de Souza (Delegado da Polícia Civil). O Edital de Convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 05 de abril de 1990. Na ocasião, foi eleita a Diretoria Provisória, presidida pelo EPC Antônio de Siqueira Cabral, para administrar a entidade por 90 (noventa) dias e realizar as eleições da primeira Diretoria e do Conselho Fiscal. Inicia-se assim a história das várias Diretorias que administraram o SINPOL.

1ª DIRETORIA
Biênio 1990/1992 – Presidida pelo EPC Antônio de Siqueira Cabral.
2ª DIRETORIA
Biênio 1992/1994 – Presidida pelo APC Carlos Antônio Bezerra da Silva.
3ª DIRETORIA
Biênio 1994/1996 – Presidida pelo APC Péricles de Lira Pinto, que dirigiu o sindicato por apenas seis meses, renunciando junto com toda a diretoria em maio de 1995.
JUNTA ADMINISTRATIVA
Os associados elegeram uma junta administrativa, presidida pelo IPC Georgino Rabelo Torres, para dirigir provisoriamente o sindicato e realizar as eleições.
4ª DIRETORIA
Biênio 1995/1997 – Presidida pelo APC Custódio Ricardo Neto.
5ª DIRETORIA
Biênio 1997/1999 – Presidida pelo APC José de Arimatéa G. Faustino. Não realizou as eleições na data prevista no Estatuto Social do sindicato. Entregou a entidade para o então Presidente do Conselho Fiscal, o IPC Georgino Rabelo Torres.
JUNTA ADMINISTRATIVA
Mais uma vez é eleita em assembléia da categoria uma Junta Administrativa, que assume em 13/10/1999, com a missão de realizar as eleições para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, presidida pelo DPC Custódio Ricardo Arraes Neto.
6ª DIRETORIA
Biênio 1999/2001 – Presidida pela APC Vilma Marinho Cezar. Durante a gestão é aprovada uma reforma do Estatuto Social do Sindicato, aumentando de dois para três anos o tempo de mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, prorrogando assim o mandato da 6ª diretoria até 30 de setembro de 2002.
7ª DIRETORIA
Triênio 2002/2005 – Presidida pela APC Vilma Marinho Cezar.
8ª DIRETORIA
Triênio 2005/2008 – Presidida pelo APC Silvano Ferreira de Araújo.
9º DIRETORIA
Triênio 2008/2011 – Presidida pela APC Vilma Marinho Cezar
10ª DIRETORIA
Triênio 2011/2014 – Presidida pelo APC Djair José de Oliveira Júnior
11ª DIRETORIA
Triênio 2014/2017 – Presidida pelo APC Paulo César de Macedo
12ª DIRETORIA

Triênio 2017/2020 – Presidida pelo APC Nilton César Arruda Ferreira

O SINPOL/RN foi fundado inicialmente para representar somente os Policiais Civis do Estado do Rio Grande do Norte. No entanto, mais tarde, teve seu Estatuto Social reformulado pela Assembléia Geral Extraordinária, em 13 de julho de 2000, onde a partir de então passou a representar o conjunto dos trabalhadores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, passando assim a se chamar: Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN.

Nascido da necessidade de uma representação voltada para a defesa dos interesses da categoria policial civil, o SINPOL/RN começou a organizar a categoria como classe trabalhadora, tornando-se um fórum importante para discussões e busca de valorização profissional. Porém, foi a partir de novembro de 1999 que o SINPOL/RN atingiu sua plenitude como entidade de defesa da classe, com o lema: “SINPOL/RN – Resgatando a Dignidade do Policial Civil do RN”. Começou a reescrever a história da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

O SINPOL/RN, junto com os Policiais Civis e os Servidores do ITEP do RN, não tem poupado esforços na luta pela valorização profissional e melhores condições de trabalho, transformando a categoria em uma legião de conquistadores. Lutas e Conquistas tem sido a marca registrada do SINPOL/RN.

O SINPOL tem Registro Sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, como representante dos Policiais Civis, desde 01 de julho de 1991, tendo inclusive a Certidão de Registro Sindical, a qual está disponibilizada para consulta.

SÓCIOS FUNDADORES

Albérico José Noberto da Silva
Alfredo Duarte Viana
Alzira Veiga de Medeiros
Ana Kátia de Souza Medeiros
Ana Lídia G.O.Lima
Antônia Deusa
Antônio Carlos de Medeiros
Antônio de Siqueira Cabral
Breno Pinto Duarte
Carlos Alberto Varela de Góis
Carlos Antônio Bezerra da Silva
Carlos Magno A.de Oliveira
Claudionor Pereira da Silva
Custódio Ricardo Neto
Domício Soares
Edilberto Paulino Delgado
Edílson de Souza Lemos
Eider Anselmo de S.Andrade
Georgino Rabelo Torres
Helí Maia de Morais
Iaponira Galvão
Iolando Farias de Morais
Janilde Monteiro da Silva
João Geraldo de Araújo
João Gomes Pereira de Andrade
João Maria da Silva
João Maria de Morais da Silva
João Roldão Batista da Silva
Jorge Gadelha
Jorge Rodrigues da Costa
José de Souza Filgueira Neto
Lincoln da Costa Pimentel
Lucinaide M.Soares Diniz
Luiz Antônio Pereira dos Santos
Luiz Gonzaga Fernandes
Márcia Florêncio Vieira
Miguel Venâncio Nunes
Milson Cavalcanti
Paulo Liclarian de Oliveira
Pedro Gonçalves Filho
Pedro Julho da Costa
Pedro Moreira Neto
Pedro Sergio de Azevedo Baracho
Plácido Medeiros de Souza
Rafael Pinheiro dos Santos
Rejane de Oliveira Neves
Rita de Cássia Barros
Rossana Cunha dos Santos
Sergio Ferreira
Sergio Freitas do Nascimento
Silvério Ribeiro de Medeiros
Sueli Maria de Araújo
Telma Cristina D.Pereira
Vilma Marinho Cezar

 

Artigos & Notícias

Ver mais