Na manhã desta quarta-feira, 8, a diretoria do SINPOL-RN se reuniu com o delegado-geral adjunto da PCRN, Herlânio Cruz, para discutir pautas dos Policiais Civis. Sobre a implantação do projeto de valorização e resolução do CRI, foi explicado na conversa que os trâmites técnicos na Degepol foram todos concluídos e agora estão no âmbito da Secretaria de Administração, que também já informou ao sindicato que está trabalhando para assegurar que tudo transcorra dentro dos prazos.
Em relação ao auxílio-alimentação, o DGA ressaltou que os recursos para implantação já estão previstos na Lei Orçamentária, inclusive, a partir deste mês de janeiro. No entanto, o auxílio depende da regulamentação que ainda será feita pelo Governo do Estado.
Sobre a Lei Orgânica Nacional, Herlânio disse que a PCRN vai instituir um grupo de trabalho em breve e que contará com o SINPOL-RN nessas discussões e construção para implantação dos pontos estabelecidos na LONPC.
Outra pauta questionada pelo SINPOL-RN foi sobre a convocação da T3 para curso de formação. De acordo com o DGA, com aprovação da nova alíquota do ICMS, uma T3 passou a ser possível, no entanto, ainda não há uma previsão. Herlânio destacou que a intenção da Degepol é viabilizar a convocação da nova turma e, inclusive, os recursos também já estão na Lei Orçamentária Anual.
O SINPOL-RN tratou ainda na reunião sobre a condução de presos das plantões, que tem gerado sobrecarga e transtornos aos policiais civis devido a grande demanda para o efetivo reduzido. Herlânio disse que a Degepol vai retomar as discussões e avaliações para implantação de um novo sistema de condução, visando otimizar e garantir uma melhor estrutura. Ele afirmou que vai conversar com as equipes da DPGran sobre algumas ações mais imediatas para melhorar o protocolo de condução.